PESQUISA DE TENDÊNCIA x PANTONE® E A ESCOLHA DA COR DO ANO 2018 │ ULTRA VIOLET 18-3838

PANTONE® E A ESCOLHA DA COR DO ANO 2018 – ULTRA VIOLET 18-3838

Em dezembro de 2017, a Pantone® divulgou a cor do ano 2018. Mas, o que é Pantone®? E porque “decide” a cor do ano?

Pantone® é (uma entre outras) empresa que cataloga as cores todas. Nos anos 1960’s, a Pantone® catalogava cores apenas para a indústria gráfica, posteriormente expandiu para outras indústrias, inclusive a da moda. A cor do ano, segundo a Pantone®, nada mais é do que uma indicação de cor que vai crescer conforme o resultado de pesquisas de tendência, realizadas pelo Pantone Color Institute™, que são baseadas no estudo do inconsciente coletivo e na observação do espírito do tempo.

Inconsciente coletivo –  conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade. O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam.

Espírito do tempo – acontecimentos mundiais e locais que nos influenciam. O espírito do tempo traz uma referência estética. Ele é moldado por tudo que está acontecendo e como reagimos a isso, essa reação não ocorre de forma racional, é intuitiva. É uma reação/expressão do que se está sentindo, algumas pessoas exteriorizam esse sentimento antes de outras (já outras pessoas nem se quer exteriorizam). Mas, existe um padrão, uma tendência de comportamento global. Como é possível perceber o espírito do tempo? Define-se áreas de pesquisa (arte, cinema, teatro, música, literatura, gastronomia etc), monitora-se fatos, cria-se um moodboard e, no caso do Pantone Color Institute™, observa-se as cores.

A cor do ano 2018 Ultra Violet – 18-3838, segundo o site da Pantone®:

Criativa, imaginativa, Ultra Violet ilumina o caminho do que ainda está por vir. APRESENTANDO - PANTONE 18-3838, ULTRA VIOLET, A COR DO ANO PANTONE DE 2018.




Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora. O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível fazer para continuar a se inspirar no desejo de perseguir um mundo que está além do nosso.

Púrpuras enigmáticos também tem sido por muito tempo simbólicos de contra-culturas, do não convencional e do talento artístico. Ícones da música, Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons da família do Ultra Violet para a cena principal da nossa cultura pop ocidental, como expressões pessoais da sua individualidade. Expressa em nuances e carregadas de emoção, a profunda PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandir as fronteiras através de soluções criativas.

Historicamente sempre houve uma qualidade mística e espiritual relacionada ao Ultra Violet. Esta cor sempre foi associada a práticas de expansão da consciência, oferecendo uma base mais elevada para aqueles que buscam refúgio deste mundo super estimulado. O uso de iluminação em cores violetas e roxas em espaços de meditação e outros locais de encontro, energizam as comunidades que se reúnem ali e inspiram a conexão.

Segundo a psicologia das cores, a simbologia da cor Violeta (roxo, púrpura, lilás) causa aesthesis (percepção, sensação) de:

Cor do poder, da teologia, da penitência e da sobriedade, do chakra coronário no esoterismo, dos originais e dos inconformistas, a mais antinatural das cores, a cor do feminismo, da homossexualidade. Violeta é muitas vezes associada com realeza, nobreza, riqueza/prosperidade, criatividade, comunicação, conectividade, quietude e tranquilidade.

Existem 41 tons de violeta.


Algumas referências que dão indícios de que a cor violeta é uma tendência para o ano 2018:

Abaixo listei alguns fatos relacionados a acontecimentos mundiais (de 2 anos pra cá) que muito possivelmente nos influenciam e habitam o inconsciente coletivo, e consequentemente resultam na escolha da Pantone® pela cor violeta como tendência para o ano 2018.

 

Presença do violeta em shows, com provável motivação de energizar as comunidades que se reúnem ali e inspirar conectividade, e também pela tecnologia. Violeta é a mais antinatural das cores, é uma cor que se vê pouco na natureza por isso cor do futuro, da tecnologia.

Coldplay – Jingle Bell Ball 2015

 

Falecimento de Prince em abril de 2016. Na discografia do artista, Purple Rain (Chuva Roxa) – Warner Bros, 1984- se destacaÉ um disco que reúne popularidade – chegou ao primeiro lugar das paradas da Billboard – e foi sucesso de crítica – desbancou Thriller, de Michael Jackson, como melhor álbum pela American Music Awards. Nesse álbum você ouve os hits “Purple Rain”, “When Doves Cry”, “Let’s Get Crazy” e “I Would Die 4 U”. É um clássico que deixa um legado de presença assídua em nosso imaginário.

Prince

 

Eleição presidencial nos estados unidos em 2016: Hillary ClintonDonald Trump. Cores dos respectivos partidos: azul x vermelho. A mistura dessas duas cores: violeta – cor do poder. Violeta foi a cor usada em destaque por Hillary Clinton em seu discurso após derrota na eleição presidenciável em 2016.

O look de Hillary Clinton no primeiro discurso após derrota nas eleições americanas em 2016

 

Resist – movivento feminista cresceu muito ao longo do ano de 2016 e após a eleição presidencial dos estados unidos, no mesmo ano, Women’s March.  Atualmente, vivemos momentos de quebra de paradigmas e discussões sobre diversidade. Violeta – cor do feminismo.

Simbolo do movimento feminista

 

La La Land – filme musical estadunidense de 2016. Teve 14 indicações para o Oscar 2017 e levou 6 estatuetas: atriz, diretor, música original, trilha sonora, fotografia e design de produção;

La La Land

 

Moonlight – filme dramático estadunidense de 2016. Teve 8 indicações para o Oscar 2017 e levou 2 estatuetas: melhor filme e melhor diretor;

Moonlight

 

Vivemos momentos de reflexão, de olhar pra dentro, Mindfulness – lado meditativo. Violeta é cor do chakra coronário no esoterismo. Localizado no alto da cabeça,  o chakra coronário tem a função de revitalizar o cérebro e promover o entendimento da espiritualidade. É o mais importante dos chakras, e está ligado à percepção global do ser humano, de sua grandiosidade individual e sua ligação com todos os seres. Aquele lance de os reis usarem uma coroa na cabeça na antiguidade era, segundo essa crença, um modo de potencializar este chakra, expandindo sua espiritualidade.

“Sahashara”. Chakra coronário

 

O tema do Met Gala 2018, que ocorre em 7 de maio, é “Heavenly Bodies- Fashion and the Catholic Imagination” (Corpos Celestiais – Moda e Imaginação Católica) – Violeta é cor da religiosidade e espiritualidade. Sobre o Met Gala: Realizado anualmente, o Met Gala – baile de gala beneficente do Metropolitan Museum, em Nova York, que arrecada fundos para o Costume Institute, o departamento de moda do museu (único do Met que tem que se financiar por conta própria) – é considerado a grande noite da moda internacional. Desde 1995, a editora da Vogue americana, Anna Wintour, é quem comanda o evento. Entre as funções de Anna, está a de decidir quem ganha convite ou não para a festa. Mas, quem não estiver na lista da toda-poderosa editora pode comprar um convite — em 2014, o valor de ingresso chegava a US$ 25 mil. Como o Met Gala é um evento feito e estrelado por fashionistas, a moda é a maior estrela do tapete vermelho.

The Virgins with the Serpents de Jean Paul Gaultier, estrelado por Kylie Minogue usando sua coleção de alta costura de primavera de 2007

 

Em 19 de maio de 2018 acontece o casamento real britânico entre príncipe Harry e a atriz Meghan Markle – Violeta é cor associada com realeza, nobreza (poder/sobriedade).

Rainha Elizabeth II

 

E você, se identifica com o Ultra Violet?

 


Veja o post SOBRE TENDÊNCIAS & INFLUÊNCIAS DE MODA.


Imagens Divulgação de Imprensa na Internet

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