COMO É POSSÍVEL A IMAGEM PESSOAL SE TRANSFORMAR EM UMA PODEROSA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO?

O que faz parte da sua imagem pessoal? Tudo que pode ser visto em você faz parte da sua imagem pessoal, como o seu cabelo, sua expressão facial, seus vestíveis, o seu gestual, a maneira como fala, se senta ou gesticula. A consultoria de imagem, aborda questões referentes a sua imagem visual / comunicação não verbal.

Toda imagem pessoal transmite mensagens a respeito de quem a gerencia. Quando você não está falando, sua imagem visual é uma verdadeira forma de comunicação não verbal.

Como é possível a imagem pessoal se transformar em uma poderosa ferramenta de comunicação?

A imagem pessoal é de fundamental importância para transmitir aquilo que você quer expressar. É comum, no dia a dia, que todos nós façamos uma avaliação, um prejulgamento por meio da imagem visualizada. Isso é inconsciente, certo?! Não temos controle a respeito disso. E veja bem, estou me referindo a leitura que nosso cérebro faz sobre arquetípicos e não esteriótipos.

Arquétipico é o símbolo que nos transmite alguma sensação ou reação emocional de forma inconsciente. As cores, linhas e formas compõem símbolos arquetípicos. Encontramos símbolos arquetípicos nos nossos rostos, corpos, vestíveis. E, em objetos e diversas situações.

Esteriótipos são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros, pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc. Estereótipos são pressupostos, se convertendo em rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros. É habitualmente um conceito infundado sobre algo e é geralmente depreciativo. Estereótipo é uma noção preconcebida e muitas vezes automática, que é incutida em nosso subconsciente pela sociedade.

Veja como arquetípico e esteriótipo são coisas bem diferentes uma da outra!

Bem, focando novamente em como acontece a representação e o reconhecimento da imagem. Qualquer imagem informada ao cérebro provoca primeiro uma resposta emocional para depois ser interpretada racionalmente. Acontece que toda imagem visualizada por nós é recebida no cérebro pelo tálamo e enviada rapidamente à área límbica, que é responsável pelas nossas emoções. Essa leitura acontece nos primeiros 10 segundos após o contato visual com a imagem. Posteriormente essa informação visual recebida passa para o córtex, onde uma informação racional será processada. Então, quanto menos clara, nítida e óbvia é a sua imagem pessoal, mais difícil é a leitura e percepção feita pelos outros, e por você mesmo ao visualizar sua própria imagem.

A partir das escolhas dos nossos vestíveis (roupas, calçados, acessórios e bolsas, ou seja, tudo que se pode vestir no corpo) e das nossas escolhas de cabelo, maquiagem, sobrancelha [etc] cria-se uma identidade visual que é a soma das nossas preferências, da personalidade e do modo de vida, ou seja, nossa imagem pessoal. Imagem pessoal não é sobre roupas e afins, é sobre pessoas e sobre o que elas desejam comunicar ao mundo (mas, obviamente os vestíveis tem importância pois são ferramentas de comunicação na imagem pessoal). Toda escolha que fazemos a respeito dos nossos vestíveis e da nossa imagem comunica alguma coisa, as escolhas que não fazemos também comunicam algo. Nossas escolhas dizem muito sobre nós. Dessa forma, a imagem criada diariamente passa uma mensagem, que é uma poderosa ferramenta de comunicação.

O caminho para o sucesso do gerenciamento da imagem pessoal está em adequar essa percepção do outro, e a sua própria percepção, ao que você realmente é, mantendo a sua personalidade. Porém, gerindo sua imagem pessoal com capacidade para administrar o impacto que ela causa perante os outros, e a você mesmo.

O objetivo não é manipular sua imagem, se fantasiando de alguém que você não é com o objetivo de causar uma boa impressão, mas gerenciá-la respeitando sua personalidade. Porém, com capacidade de fazer escolhas visuais de acordo com sua intenção, com o que você deseja expressar. Todo mundo tem uma mensagem que deseja comunicar!

O processo de consultoria de imagem proporciona autoconhecimento, nutre a autoestima, gera segurança e possibilita empoderamento através da imagem pessoal.

Minha metodologia privilegia o empoderamento através da imagem pessoal, desconstruindo esteriótipos, quebrando padrões de beleza e de estilo incutidos pela sociedade. Pra que a gente não se prive de ser quem se é, se respeite, se goste. Pra que se possa fazer escolhas estéticas porque se gosta e não viver obcecado correndo atrás dos padrões. O meu trabalho é assessorar pessoas com objetivo de que elas encontrem dentro de si o que tem de melhor para entregarem ao mundo em forma de imagem pessoal, possibilitando autoconhecimento para que façam escolhas que comuniquem ao mundo sua melhor versão, se sentindo confiantes, plenas, empoderadas. É isso que eu faço.

 

 


[Imagem: Pixabay]

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