DESAFIO #1lookporumasemana

O ano está chegando ao fim. E fazendo meu balanço sobre 2017, não poderia deixar de postar a respeito da minha experiência no desafio #1lookporumasemana . Em julho de 2017 topei o desafio #1lookporumasemana proposto pela Lilian Pacce .

Previsão do clima tempo durante o período em que o desafio foi realizado

A ideia do desafio é mesclar 3 tópicos: consumo mais consciente de vestíveis (pra que precisamos de tanta roupa?), consumo mais consciente de água e energia elétrica (conscientização contra o desperdício de água e energia) e um exercício maior de estilo na variação de acessórios e jeitos de usar. A proposta é usar o máximo de peças por pelo menos 5 dias úteis seguidos, sem lavar a roupa, variando ou não os complementos. Vale participar do desafio só com uma peça de roupa, mas quanto mais peças você conseguir, melhor, né?!
Minhas peças escolhidas para participar do desafio foram uma calça preta de alfaiataria 100% algodão e uma regada azul marinho que, apesar do tecido ser sintético dava, juntamente com a calça de algodão, o frescor necessário para enfrentar a temperatura média próxima dos 30ºC que fazia durante o dia. Durante a noite, acrescentava uma terceira peça para aquecer devido a baixa na temperatura.

Peças escolhidas para usar no desafio
Base dos looks durante a semana do desafio

 

 

 

 

 

 

 

Num primeiro momento fiquei muito apreensiva se conseguiria utilizar a roupa por 5 dias consecutivos sem lavar, mas foi super tranquilo. Já que não possuo steamer, colocava a roupa pendurada no cabide dentro do banheiro para que o vapor da água do banho desse uma higienizada na peça.

Quanto a escolher o que vestir de acordo com o “humor do dia”, os acessórios, calçados e terceiras peças davam conta disso. Inclusive, pode-se perceber que no início da semana estou mais “colorida” e no fim da semana (2 últimos looks) estou mais sóbria, pois estava exausta.
Foi super possível repetir a base do look durante a semana toda e sentir-se a cada dia com um look diferente.

Resultados:
*O desafio foi bem bacana para exercitar a criatividade e criar várias possibilidades para o mesmo look. Consegui montar 15 composições diferentes para a mesma base de look só “brincando”, sem real intenção de vestir e sair pra vida.
*Neste período descobri que tinha roupas que não estavam sendo bem aproveitadas e outras que não usava e nem pretendia usar. Enxuguei meu guarda-roupa permitindo que ficassem apenas peças que de fato faria bom uso.
*Atualmente, repito muito mais as peças de roupas e composições de looks, não com o compromisso de sequência de dias/ficar usando direto por 1 semana sem lavar as peças. Porém, tenho mantido a postura de lavar apenas quando a peça está realmente suja, nada de usar 1 ou 2 vezes e já lavar se não houver real necessidade.

Repetir a mesma composição de look já elaborada anteriormente super facilita a vida. Você já usou em outra situação e deu certo, então por que não repetir? É uma ótima alternativa quando estamos com pressa ou a ocasião necessita se sentir bem segur@ e empoderad@ através da imagem pessoal. Sem contar que repetir roupa é também um ato político.

Também é divertido repetir as peças de roupa individualmente compondo novos looks. Até porque se vestir não deve ser um fardo e sim uma diversão.

Esse desafio é uma forma de ampliar os horizontes das pessoas. Fazê-las despertarem para o consumo consciente de forma específica, direcionando para determinados hábitos (ou até mesmo despertar para o consumo consciente de forma geral, ampliando para diversos campos da vida). A vivência deste desafio possibilita enxergar que é super possível mudar hábitos de consumo com pequenas atitudes no dia a dia. Vai ser no mínimo divertido, recomendo participar!

4 comments / Add your comment below

  1. aaaaa eu amei a dica de deixar no banheiro enquanto toma um banho para dar uma higienizada. nunca gostei da ideia de lavar com tanta frequência peças que não tecnicamente não estão sujas, como por exemplo calças jeans. amei a ideia, amei o post, amei o site ❤️

    1. Oi, Marcelo! Que bom que você gostou! Essa dica de higienizar a roupa no vapor no chuveiro é ótima, né?! É prático e reduz o consumo de água e energia elétrica. Desse post aí sai muita coisa boa, dá pra adaptar o desafio pra mala de viagem também.

      Beijones!

  2. Tati! Adorei! Vai dizer que não é exatamente isso que eu fiz durante meus quase 15 dias de viagem? Eu adorei o exercício e a proposta!
    No meu caso, “realizei o desafio” no verão, ou seja, eu trocava as partes de cima porque realmente eu não conseguia usar de novo, mas a parte de baixo aguentou firme!
    Eu super concordo em repetir roupa pra se sentir segura, isso acontece muito comigo, aconteceu na viagem e acontece sempre. Motivo pelo qual também enxuguei meu armário. Eu tenho pouquíssimas roupas perto da maioria, porém nunca estive tão realizada com as peças que tenho!
    Beijão!!!

    1. Sim Thaís, super combina com mala de viagem! Mas dá pra trazer essa realidade pro dia a dia também!
      Usando a mesma peça como base dá pra compor muitos looks diferentes entre si.
      Guarda-roupa enxuto de acordo com o estilo e necessidades pessoais é economia de tempo no ato de vestir, espaço físico para acomodar as peças e dinheiro para investir em outras demandas da vida, né?! 😉

      Beijones!

Deixe uma resposta